Chile

Estudantes enchem Santiago<br>no primeiro dia de greve

Mi­lhares de es­tu­dantes chi­lenos vol­taram às ruas da ca­pital, San­tiago, para exigir uma edu­cação pú­blica, gra­tuita e de qua­li­dade. A ma­ni­fes­tação re­a­lizou-se no pri­meiro dia de uma greve de 48 horas, à qual ade­riram 70 or­ga­ni­za­ções, entre as quais a Cen­tral Uni­tária dos Tra­ba­lha­dores do Chile.

Os jo­vens do Se­cun­dário e Su­pe­rior, acom­pa­nhados pelos pro­fes­sores, apro­vei­taram a mo­bi­li­zação para en­tregar na sede do go­verno li­de­rado por Se­bas­tian Piñera o re­sul­tado do re­fe­rendo po­pular or­ga­ni­zado, dias 8 e 9 de Ou­tubro, pelo Sin­di­cato dos do­centes.

No ple­bis­cito vo­taram mais de 1,5 mi­lhões de pes­soas, 88,7 por cento das quais ma­ni­fes­taram-se fa­vo­rável à re­forma do sis­tema edu­ca­tivo e à im­ple­men­tação de um mo­delo se­me­lhante ao exi­gido por alunos e pro­fes­sores.



Mais artigos de: Internacional

Milhares festejam vitória

Em Gaza, na Cis­jor­dânia e em Je­ru­salém Leste, de­zenas de mi­lhares de pa­les­ti­ni­anos saíram à rua, terça-feira, para saudar a li­ber­tação de 477 ac­ti­vistas po­lí­ticos de­tidos por Is­rael.

Indignação global

LUSA Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se em quase mil cidades de 82 países contra a factura da crise apresentada pelo capital aos povos. As iniciativas mais significativas realizaram-se nos dois blocos imperialistas atlânticos, Europa e América do Norte. Em...

Resistência heróica

Os patriotas líbios combatem as milícias do Conselho Nacional de Transição dificultando o domínio do território pelos mercenários apoiados pela NATO. Em Bani Walid, por exemplo, um dos últimos bastiões das tropas regulares líbias, embora a maioria das...